GRUPO TERAPÊUTICO DE PAIS ATÍPICOS: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA

Eveline Freese, Natália Kasper, Cátia de Oliveira, Cristiana Caneda

Resumo


INTRODUÇÃO: O Laboratório de Avaliação e Intervenção Psicológica – LAIP da ULBRA, Campus Cachoeira do Sul, é um espaço de formação acadêmica com o propósito de promover práticas de atuação do psicólogo que se organizam a partir do ensino, pesquisa e extensão. Atualmente, atende diversas demandas da comunidade local e região. OBJETIVO: Este trabalho pretende apresentar uma experiência de intervenção em grupo na AMA (Associação Municipal dos Autistas de Cachoeira do Sul) realizada pelo laboratório no primeiro semestre de 2023. METODOLOGIA: Por meio de um grupo terapêutico aberto com pais, promoveu-se 8 encontros semanais com duração aproximada de 1 hora. RESULTADOS: Os encontros foram facilitados por dinâmicas de grupo para que os participantes se sentissem à vontade ao compartilhar suas angústias, medos, incertezas, receios e experiências. O espaço possibilitou a expressão e compreensão das vivências comuns no grupo, não só em relação ao filho, mas em relação a si mesmos, tendo em vista que pais e cuidadores tendem a se colocar em segundo plano para assumirem o cuidado que a criança requer. CONSIDERAÇÕES FINAIS: Grupos de intervenção com pais são necessários, pois além de escassos e, muitas vezes, os objetivos destas intervenções não são claros, gerando uma confusão se as intervenções têm foco no manejo de atendimento aos indivíduos com TEA ou se nas demandas do pai, da mãe ou cuidador. Isso pode contribuir com a resistência dos pais em aderir aos grupos. É importante lembrar que a escuta deve ser o pontapé inicial do trabalho terapêutico com os pais.

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