CENTRO DE REFERÊNCIA SOCIAL (CRAS) E AS PRÁTICAS FRENTE AO NOVO NORMAL: PANDEMIA COVID-19.

Laíne Domingues dos Santos

Resumo


Através do relato de experiência de Estágio Especifico em Processos Institucionais e de Saúde, em um Centro de Referência Social (CRAS), objetiva-se apresentar a constituição do aparelho, às práticas e as consequências da pandemia. Na breve história do nascimento das políticas sociais, resultado das lutas enfrentadas pela classe trabalhadora, à respeito das necessidades básicas de um sujeito e ao seu direito de poder usufruir da vida de um ser civilizado de acordo com os padrões que prevalecem na sociedade, para um mínimo de bem-estar econômico e segurança. E por meio da biopolítica, é possível compreender os mecanismos das políticas públicas, visto que, seu objeto é a população, seus mecanismos e seus processos biológicos, fazendo do poder-saber um agente de transformação da vida humana. Associando os conceitos de disciplina e panoptismo, com as práticas psicossociais e as práticas atuais. Assim, em meio uma calamidade pública, fenômeno que traz consequências e prejuízos a sociedade, conforme sua proporção e impacto, afetando os indivíduos de diversas formas e níveis. O impacto causou efeitos em cadeia por todo país, pondo em risco famílias de baixa renda, muitas das quais foram afetadas duramente pelas medidas de contenção. A prestação de serviços públicos precisou reorganizar-se para poder atender as diversas demandas já provenientes da desigualdade social, cujo a pandemia do COVID-19 só intensificou, como forma de atenuar os impactos, o auxilio emergencial é criado para garantir uma renda mínima aos brasileiros em situação mais vulnerável durante a pandemia do Covid-19.


Texto completo:

PDF

Referências


BRASIL, Lei Orgânica da Assistência Social. Tipificação nacional de serviços socioassistenciais. Brasília, Ministério de, 2009.

BRASIL, Ministério do Desenvolvimento Social. Curso de atualização sobre a especificidade e interfaces da proteção social básica no SUAS. — Brasília DF: MDS, Secretaria de Avaliação e Gestão da Informação; Secretaria Nacional de Assistência Social, 2017.

CASTEL, R. A discriminação negativa: cidadãos ou autóctones? Petrópolis: Vozes

COUTO, B. R. A Assistência Social como política pública: do sistema descentralizado a participativo do Sistema Único da Assistência Social- SUAS. Porto Alegre, 2006.

CUNHA, E.P. & CUNHA, E.S. Politicas publicas sociais. Políticas Públicas. Belo Horizonte, 2002.

FOUCAULT, Michel. Vigiar e punir: nascimento da prisão. Editora vozes. 20 Edição. Petrópolis, 1999.

HUBERMAN, L. História da riqueza do homem. 7. ed. Rio de Janeiro, 1971.

OLIVEIRA, Í.M. Direitos, cultura de direitos e assistência social. Serviço Social & Sociedade. São Paulo, ano 2007, n.89, mar., p.7.

PEREIRA, Vinicius Tonollier; GUARESCHI, Pedrinho A. Representações sociais da psicologia sobre os usuários do CRAS: culpabilização dos sujeitos em situação de vulnerabilidade social. Diálogo, n. 26, p. 09-24, 2014.

PELBERT, Peter Pál. Vida capital: ensaios de biopolítica. São Paulo, 2011.

RAFAEL MUÑOZ MORENO & MAREK HANUSCH. O impacto da pandemia de COVID-19 na economia brasileira: preservando a vida e o sustento. Published on Latin America and Caribbean. Maio, 2020.

SILVA, R.N. Notas para uma genealogia da Psicologia Social. Psicologia & Sociedade, vol. 16, n.2, p. 12-19. 2004. Porto Alegre.

VERONESE, J.R.P. Os direitos da criança e do adolescente. São Paulo, 1999.

Xiao, C. A novel approach of consultation on 2019 novel coronavirus (COVID-19) -related psychological and mental problems: structured letter therapy. Psychiatry Investigation, 17(2), 175-176, 2020.

World Health Organization. Coronavirus disease (COVID-19) situation dashboard. Geneva: Author, 2020.


Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Direitos autorais 2020 Anais do (Inter) Faces